O que fazer para ser mais feliz?

Felicidade, o desejo de todo ser humano. Nesse texto, listo 10 coisas que considero necessárias e fundamentais para uma vida mais plena e feliz. Vamos conferir?


1.      A presença de Deus
Só o SENHOR pode dar a verdadeira paz que “excede todo entendimento”. Separar um tempo pra Deus, todos os dias, muda a sua vida para melhor. Ter comunhão com Deus gera confiança e nos traz segurança em tempos de aflição. Quando temos dúvida, Ele é o nosso direcionador. Quando estamos tristes, Ele nos consola. Quando passamos por qualquer situação difícil, Ele nos ajuda. A Sua maravilhosa presença traz uma alegria autêntica. Só Deus pode preencher todo nosso ser e nos fazer sentir completos!

2.      Ter um propósito
Uma vida sem objetivo não faz sentido. É o seu propósito que lhe dará motivação. É preciso ter uma ocupação, uma mente vazia traz sentimentos ruins. Saber que há uma missão a cumprir nesta terra te dá motivos para lutar e viver.

3.      Equilíbrio
Significa moderação em tudo. Colocar a vida no eixo. Estabelecer tempo para as diversas áreas da vida, priorizando o essencial. Afinal, trabalhar e estudar demais cansa. É preciso descansar a mente e ter um tempo de qualidade com a família. E não podemos esquecer de cuidar do templo físico, nosso corpo, pois sem saúde nada se faz.

4.      Trabalhar com o que se ama
Passamos boa parte da nossa vida no trabalho, se não fizermos o que gostamos será impossível alcançarmos a plenitude, pois as segundas feiras serão tristes. Não estou dizendo para você largar o seu emprego (caso esteja insatisfeito). Mas você precisa saber que há possibilidades de fazer da sua paixão o seu trabalho, para isso são necessários alguns passos, você pode conferi-los clicando aqui.

5.      Organização
 Isso significa não acumular lixos e coisas desnecessárias e manter tudo no seu devido lugar. Um ambiente carregado de sujeira e de coisas soltas por todo lado incomoda. É impossível se sentir pleno se tudo em volta estiver desorganizado. Isso vale para nossa casa, nosso corpo, nossa mente e coração. Se é a sua mente que precisa de uma limpeza e organização eu trago algumas dicas aqui: detox da alma

 

6.      Inteligência emocional
Significa autoconhecimento e controle das emoções. É fato que não se pode evitar sentimentos como raiva, tristeza ou decepções. Mas você pode decidir como reagir diante das situações que te levam a estes sentimentos. Conte até 5, 10... quantas vezes for preciso rsrs... Respire fundo e peça a direção de Deus sobre o seu agir!

7.      Autenticidade
Querer parecer o que não é só aumenta a angústia. Por que se preocupar com status ou tentar exibir suas conquistas? O que é melhor, ficar em casa com uma pessoa especial, vendo filme e comendo pipoca ou sair com amigos? Ficar sossegado no seu cantinho lendo um bom livro ou ir para uma festa ou confraternização? Não se pode julgar o que é melhor. Cada pessoa daria uma resposta diferente, de acordo com o seu o ponto de vista. Se você é introvertido certamente se sente um peixe fora d’água em “aglomerações”, mas se você é extrovertido achará ridículo alguém querer ficar “no seu canto” e julgará essa pessoa como estranha. Seja você mesmo independente do que os outros pensam. Aprenda a dizer não para o que não combina com você. Não faça o que não se sente confortável só para agradar aos outros. Seja você mesmo, fiel à sua essência.

8.      Não se comparar
Comparação leva à inveja. Esse sentimento só traz insatisfação. Contente-se com o que você é e tem. Pare de ficar dizendo que a grama do vizinho é mais verde. Deus te criou de forma única e você tem o seu devido valor. “Cada ser humano é único, uma palavra de Deus que não mais se repete.”

9.      Fazer o bem
E podemos completar a frase “sem olhar a quem”.  Ajudar ao próximo, praticar a empatia e a solidariedade causa um bem imenso a quem faz e a quem recebe. Não tem preço saber que você pode ser um canal de bênção para a vida das pessoas. Creio que isso faz parte do nosso propósito nesta vida.

10.  Gratidão
Seja grato! Gratidão gera felicidade, pois muda a nossa maneira de ver o mundo!  Já a reclamação e murmuração causa o contrário. Acorde agradecendo e seja mais feliz!



Comentários

  1. amei, sempre amando mais, me sinto com a mente renovada a cada texto que leio, obrigada por me deixar assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico muito feliz em saber que posso contribuir para a melhoria da vida das pessoas. Coloquei isso como um dos meus propósitos de vida.
      O Senhor é dono de toda sabedoria e eu sou apenas instrumento.

      Excluir
  2. Estou enviando seus belos textos as minhas amigas de Caldas Novas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rute!
      Fique à vontade para enviar! Muitas pessoas precisam saber esses conteúdos...

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas