10 Passos para fazer um detox da mente

Acho que vou explodir!


Alguma vez você já se sentiu sobrecarregado? Já sentiu sua mente inquieta, preocupada ou ansiosa? Nossa, talvez ela tenha virado até um verdadeiro lixão emocional. Já parou para pensar que talvez você precise fazer um detox? Hum, como assim?

Fazer um detox significa tirar as toxinas do corpo, que são substâncias prejudiciais ao organismo. Da mesma forma precisamos fazer essa limpeza não só no corpo, mas também na casa, na alma, na mente, no coração. Isto é, precisamos limpar, eliminar tudo o que não presta e o que está sobrando e preencher a vida com amor, paz, perdão e bons pensamentos.

Já falei um pouco dessa questão no texto “Do que você tem alimentado o seu coração?”Mas agora trago algumas dicas práticas que te ajudarão a organizar a mente e se sentir mais tranquilo e equilibrado, e, consequentemente, ter mais qualidade de vida.
  
1. Escreva! 
Você precisa descarregar-se! Escrever é uma forma de tirar o peso que está dentro de nós e colocar em algum lugar. Quando você escreve, compreende melhor o que se passa, é uma forma de autoconhecimento e de organizar pensamentos, ideias. Eu sempre escrevo quando sinto que a minha mente está carregada de tantas coisas e isso faz eu me sentir mais aliviada. Não importa o meio que você utiliza, eu, como gosto de escrever, prefiro fazer isso em papel. Mas se você prefere digitar, então faça isso no seu computador. O importante é tirar tudo isso da sua cabeça, principalmente antes de dormir.

     2. Desabafe com alguém! 
    Fale com alguém de confiança. Falar o que lhe preocupa traz alívio. No mínimo você receberá de volta um conselho, uma oração, uma palavra positiva. Não tenha medo de pedir ajuda!

     3. Libere o perdão! 
   Isso vai lhe trazer inúmeros benefícios. Se estiver muito difícil e você acha que não vai conseguir, peça ajuda ao Espírito Santo.

     4. Faça filtro de conteúdo
Tenha cuidado com o que escuta e vê. Você não precisa saber de todas as notícias do mundo, ainda mais se forem ruins. Você não precisa ver reportagens de morte, violência ou corrupção. É claro, precisamos ter o mínimo de informações do campo político, por exemplo, então você pode fazer algumas leituras na internet (às vezes só o título já basta). Deixar de assistir tv não vai lhe fazer nenhuma falta, eu garanto. Elimine todos os conteúdos que não trazem benefícios. 
    
     5. Encha-se de coisas boas
Cumpriu a dica acima? Há, então temos um espaço livre para preencher com bons conteúdos. Faça boas leituras. Veja vídeos que te agreguem valor e que te façam sentir bem. Escute músicas de qualidade, que te levem a Deus. Quer uma dica? Se sua alma estiver inquieta, essas são ótimas canções: “Aquieta minha alma” - Ministério Zoe, Acalma o meu coração -Anderson Freire.

    6. Tenha boas companhias 
Fique perto de quem te faz bem. Fuja dos fofoqueiros e pessimistas. Há pessoas que reclamam tanto da vida que só fazem piorar o nosso espírito e há outras que nos transmitem paz. Aproxime-se daquelas pessoas “leves” e que têm sempre um sorriso no rosto. 

"Você é a média das cinco pessoas com quem passa mais tempo." (Jim Rohn)

    7. Não faça autopunição! 
Não fique se cobrando o tempo inteiro! Não se angustie se não conseguiu alcançar alguma meta ou algo que planejou. Lembre-se, você não é obrigado a ser perfeito (e ninguém consegue isso). 

    8. Desligue-se do mundo! 
Pare um pouco, faça uma caminhada. Medite. Relaxe. Descanse, durma. Tenha um tempo só pra si, sem celular ou redes sociais. O cérebro precisa de descanso.

   9. Gerencie seu tempo e estabeleça prioridades
Separe um tempo pro lazer, pra diversão e principalmente, pra família. Isso alivia a tensão do dia a dia e faz esquecer dos problemas, esses momentos ficarão gravados para sempre nas janelas do seu coração.

      10.  E, por último, mas não menos importante, aliás, isso é a base de tudo: Entregue tudo a Deus! Tenha uma vida de oração. Tenha certeza de que Ele está no controle de tudo. E, por mais que o mar da sua vida esteja muito agitado, lembre-se: Deus está lá na “proa” do barco, Ele está cuidando de tudo.

“Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós.” (1 Pe. 5.7)
“Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face.” (Sl.42.5)

Não esqueça de conferir essas 10 sugestões e ver o que pode fazer agora!


Eu desejo que você tenha uma mente tranquila e seja muito feliz!
    

Comentários

  1. Meu cunhada, que demais! Fato tudo isso. Muitas vezes a gente precisa disso, sabe que é isso que precisa, mas não fazemos. Amei.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Amei Aline.. Vou repassar porque é de textos assim que tiramos nossas forças. Beijo da titia ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Aritana 🤗
      Fiquem à vontade pra compartilhar 😉
      Beijos😘

      Excluir
  3. Amei minha linda, tudo isso e mais um pouquinho tenho dado de mim e recebido de Deus, as muitas preocupações tens tirado a paz, a saúde, a felicidade, e principalmente o amor de muitos, a humanidade a cada dia está dando passos errante e esquecendo do amor de Deus, a onde tudo que registraste depende de uma só atitude; entregarmos inteiramente a Deus, porque os dez itens temos que viver intensamente para ser feliz.

    ResponderExcluir
  4. Verdade,Rute,muito bem pontuado tudo isso que vc falou.
    Obrigada 🌷💕

    ResponderExcluir
  5. Mais um texto valioso!👏 Confiar ao Senhor nosso viver com certeza é a base pra termos saúde em todas as áreas de nossas vidas. Pois é a partir dessa comunhão que Ele nos dar discernimento pra desenvolver todos os outros pontos q vc apresentou! ❤🌹

    ResponderExcluir
  6. Dicas muito valiosas e com um fechamento de ouro de entregarmos tudo nas mãos de Deus. A parte da autopunição, se não controlamos nos fazem surtar. Cercar-se de pessoas positivas é um bálsamo. E claro , colocar Deus à frente de tudo, pois sem Ele a vida não flui! Bjuu! Amei o post!!Ótima semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, que emoção receber um comentário seu, pois sou uma grande admiradora do seu trabalho. Muito obrigada! Desejo uma excelente semana pra você também! Deus te abençoe sempre e continue inspirando sonhos! Rsrs Bjos

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas