Como conhecer a Deus?




“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR...” (Os. 6. 3a)





Às vezes estamos com o nosso pensamento tão ligado às coisas desta terra, que nos esquecemos do que é essencial e deve ser prioritário: buscar a Deus. O Senhor não quer que tenhamos com Ele um relacionamento superficial, Ele não quer que o chamemos apenas para agradecer por algo ou na hora do desespero. Ele quer ser o nosso guia, o direcionador de todas as nossas ações e pensamentos. Ele deseja que tenhamos uma vida de adoração, não porque Ele quer se engrandecer, mas porque Ele sabe que essa é uma forma para que tenhamos comunhão.

A vida com Deus é uma aprendizagem contínua. Para começo de tudo, precisamos entender e crer que Deus enviou o Seu Filho ao mundo, “para que todo aquele que nEle crê, não pereça, mas tenha a vida eterna"(Jo 3.16). Conhecer Jesus religiosamente é diferente de conhecê-lo por relacionamento. Sim, Jesus, além de personagem histórico é uma pessoa divina, e, como pessoa, tem intelecto, pensamento, personalidade e vontade. Conhecer Deus é conhecer Jesus.

Às vezes temos uma visão equivocada de Deus. Imaginamo-lo como um “velhinho” que fica sentado em um grande trono julgando a todos e punindo-os pelos pecados. Esquecemo-nos de que Ele é nosso Pai, e, como Pai, nos ama, nos perdoa e nos corrige.

Não se pode construir um relacionamento sem conhecimento. Deus é soberano e nos conhece da planta dos pés à cabeça, conhece-nos por dentro e por fora. (Sl.139)


Mas, e nós, como podemos conhecê-lo?
Há duas formas principais conhecer a Deus: prática da oração e leitura da Sua Palavra.

A Bíblia, a Palavra de Deus, é alimento para nossa alma, é através dela que Deus se revela. Se você tiver dificuldade em conseguir entendê-la, peça ajuda ao Espírito Santo. Ele lhe dará entendimento e revelação da Palavra.

A oração é a forma de conectarmo-nos a Deus, e deve ser praticada constantemente, isto é, estar com o pensamento ligado a Ele em todo tempo, conversar com Ele, fazer-lhe perguntas, falar com Ele sobre os nossos sonhos, dúvidas, anseios, temores... Não precisamos ter medo de achegarmo-nos a Ele, pois é tudo que Ele quer!

Os olhos de Deus estão sobre nós em todo tempo. Ele sempre nos escuta e há várias maneiras dEle nos responder. Muitas vezes Ele nos reponde, fala conosco, mas não o escutamos.

Mas por que não o ouvimos?
São várias as razões pelas quais não ouvimos o Senhor:

·  Estamos com a mente muito ocupada
·  Racionalizamos e achamos que não é a voz de Deus
·  Não nos esvaziamos de nós mesmos
·  Não abrimos nosso coração (Jr.16.12)
·  Não lemos Sua Palavra 
·  Não confiamos inteiramente
·  Não damos crédito aos seus profetas e mensageiros
·  Não o buscamos, de fato, e de inteireza de coração.
O Senhor fala, o tempo todo, nós precisamos estar atentos a sua voz. Ele quer nos ensinar coisas belíssimas, quer que o conheçamos, quer ser o nosso guia e amigo. 
“Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil e te guia pelo caminho em que deves andar.” (Is. 48.17) 
 “Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque felizes serão os que guardarem os meus caminhos.” (Pv. 8.32)

Comentários

Postagens mais visitadas