Por que Deus permite o sofrimento do homem?


Quantos vezes já nos questionamos sobre isso e, erroneamente, pensamos onde está a justiça e misericórdia de Deus por nos permitir passar por tamanha tribulação. Nesse artigo, apresento 4 razões, à luz da Bíblia, pelas quais Deus permite o sofrimento do homem.

1.       Primeiramente, enquanto estivermos nesta terra, somos vulneráveis aos sofrimentos . Teremos alguns livramentos de provações, mas Deus permitirá que algumas coisas ruins (aos nossos olhos) aconteçam. Estamos sujeitos às dores e provações desse mundo. O próprio Jesus sentiu na pele as dores humanas e ele também foi tentado.

“... no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo” (João 16.33)

2.       Toda provação é um teste de fé, “é preciso ser provado para ser aprovado.” Lembram-se de Abraão? Ele não questionou quando Deus pediu o seu filho, apenas obedeceu e o SENHOR mandou provisão. Temos que confiar que tudo acontece segundo a permissão de Deus! Tenha paciência, depois você entenderá porque passou por tudo isso.

“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis e passareis a orar a mim e Eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte...” (Jr. 29.11-14a)

3.       O sofrimento amadurece, fortalece. Passamos a ver a vida com outros olhos, dando importância ao que realmente importa e é essencial. Aprendermos a ser gratos por tudo o que temos e a ser perseverantes na oração.
“...porque a tribulação produz a paciência,
E a paciência a experiência, e a experiência a esperança” (Rm. 5.3,4)

4.       Aproximamo-nos mais de Deus! Percebemos o quanto somos pequenos e dependentes! É aqui que aprendemos o verdadeiro significado da adoração. É muito fácil louvar a Deus quando tudo vai bem, quando estamos alegres. As belas palavras vêm ao nosso coração e naturalmente se transformam em canção. Mas e quando estamos sofrendo? Quando os males deste mundo vêm até nós? Doenças, traições, perdas, decepções, medos, tristezas, angústias... Como louvar a Deus assim? Aqui a verdadeira adoração se revela. Quando aparentemente não temos razões de agradecer. Se mesmo em meio a dor você adora, isso é sinal de CONFIANÇA em Deus. Sim, você demonstra que Ele é o dono da sua vida e acredita que nada foge do controle das Suas mãos.

“Deus permite a dor para aprendermos a confiar em sua fidelidade, suficiência e terno amor por nós.”  (Sandy Smith)

Ele está ao nosso lado, não nos abandona nas tribulações. Lembremo-nos das suas promessas:

“Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo.” (Is.41.13)
“Quando passares pelas águas, eu serei contigo...” (Is. 43.2a)


Vamos fazer uma oração juntos?

Deus Eteno, Supremo Criador, a quem pertence a honra, a glória, o poder, o domínio e toda adoração. Louvado seja o Teu nome para todo sempre! Eu te agradeço pela minha vida, por tudo o que sou e que tenho. 
Eu te peço perdão por todas as minhas falhas e erros. Tira de mim tudo o que não te agrada e purifica o meu coração.
Senhor, Tu me sondas e me conheces, sabes o que estou passando. Eu entrego tudo em Tuas mãos. Tu és o dono da minha vida, meu Rei, meu Senhor e Salvador. Sei que Tu estás no controle de tudo e que nada acontece sem a Tua permissão!
Ajuda-me, SENHOR, a vencer as minhas dores, Tu sabes o que me aflige. Mas sei que Tu és o Deus do impossível e não há nada que para Ti não haja solução. Sei que Tu tens o melhor para os teus filhos e tens me guardado na palma das Tuas mãos.
Ajuda-me, Senhor, a te adorar pelo que Tu és. Ajuda-me a te adorar em meio a dor, não esperando nada em troca. Ensina-me a te adorar em espírito e em verdade.
Tudo entrego em Tuas mãos. Sê o meu guia e protetor! Em nome de Jesus eu te peço e te agradeço. Amém!

Essa é uma oração de total entrega e confiança. Ela começa com louvor e gratidão. Se estiver muito difícil fazê-la, peça ajuda ao Espírito Santo. Ele vai te ajudar! Agora, acalme o seu coração e descanse. Lembre-se: o Teu Deus é maior que tudo e só dEle vem a verdadeira PAZ!



"Não se turbe o vosso coração, nem tenha medo." (Jo 14.27b)


Comentários

  1. Texto rico, Aline. Lembrei do que me aconteceu essa semana. Acabei adoecendo , tirei uma licença e Deus usou isso para o meu bem. Nesse tempo de reclusão eu pude estar mais aos pés de Deus. Eu e meu marido tivemos tempos de estudar a Bíblia todas as noites (horário em que estou no trabalho) e eu desejei ter aquele tempo se repetindo todos os dias. Por isso que coloquei aquelas metas lá no Blog. Eu anseio por essa mudança e enquanto ela não chega e estou passando por essa luta, tanto no corpo (que tem andando exausto), mas principalmente na mente (o meu maior campo de batalha) sigo me fortalecendo na Palavra e nos exemplos que Deus nos deixou de como nunca nos abandona. Deus abençoe muito sua vida!! Bjuu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! E agora lembro daquele versículo "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus". É maravilhoso qdo temos esses momentos de intimidade com o Senhor. Temos tantos desafios nessa vida, mas nada foge do controle de Deus! Vc tem sido canal de benção,Daniele! Que o Senhor te abençoe cada vez mais! Bjos

      Excluir
  2. Essa reflexão é muito interessante e indispensável. Tem pessoas que preferem sair por aí culpando Deus por algo que às vezes não saiu conforme o esperado. Mas é necessário compreender que tudo está sob o controle d'Ele, se Ele permitiu um sofrimento significa dizer que algum aprendizado ou benção virá.

    Excelente texto!

    Continue deixando Deus te usar através das palavras.

    ResponderExcluir
  3. Aline, muito bom conhecer seu blog.
    Nossa visão as vezes é limitada dos acontecimentos da vida, às vezes, não nos permite entender os mecanismos divinos na coordenação da Sua obra.
    Creio piamente que devemos viver a cada dia ,dentro da caridade , do amor ao próximo e vivamos a cada dia com benevolência a todos.
    Beijo grande bom finde.
    Isabel
    http://www.maisqueumaviajante.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Isabel, pela visita e comentário. Gostei do seu blog tb!
      Bom final de semana pra vc também. Abraços.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas